Foi num desses fim-de-semana, que dedico a conhecer os cantinhos do nosso lindo país, que descobri o restaurante A Pipa.
Depois de um dia de passeio pelo nosso belo e rico Alentejo, o descanso esperava-nos no Beja Parque Hotel. Nestas ocasiões e, para além de algumas sugestões recolhidas com amigos, levo sempre o guia do expresso Boa Cama Boa Mesa, que adquiro anualmente.
Face ao planeamento previamente elaborado e, chegados ao hotel, solicitei ao recepcionista uma opinião sobre os melhores sítios a visitar. Conforme esperado, a minha primeira escolha estava também no topo das recomendações. Desta forma, pusemos pés a caminho e lá fomos nós até ao centro histórico de Beja. Chegados ao local, fomos confrontados com a ausência de lugares para as duas horas seguintes...
Munido de um mapa, gentilmente cedido pelo hotel e, com receio que a mesma situação se passasse no outro restaurante recomendado, 10 metros mais acima, acelerei o passo.
Ao chegar ao Pipa, verificámos que apenas existia uma mesa livre para 5 pessoas e logo junto à porta. Hesitei, desisti e arrependi-me. Em boa hora o fiz porque o Pipa é daqueles lugares que todos gostam de conhecer.
Pelo aspecto, fica a sensação de ser uma antiga adega convertida em restaurante, o que nos leva rapidamente a perceber a origem do seu nome. Relativamente à comida só existem grelhados e para espanto meu qualquer meia dose, no valor de cinco euros, chega e sobra para saciar a fome de um comilão. As saladas e as sobremesas acompanham o mote e, contrariamente ao previsto, apenas o vinho da casa fica aquém das piores expectativas. No mínimo estranho em função da região do país a que nos referimos.
Para além do mencionado, falta apenas revelar a extraordinária capacidade com que o único funcionário consegue satisfazer simultaneamente toda a sala, com capacidade aproximada para 80 pessoas.
Uma última referência para o hotel que, apesar de ser quatro estrelas, pratica excelentes preços na relação qualidade/preço e o qual recomendo fortemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário