segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Restaurante Bom Leitão

Este restaurante faz-me lembrar uma das primeiras mensagens que escrevi neste blogue sobre os chamados mitos urbanos. Na altura foi sobre o frango da guia agora é a vez do leitão. Os entendidos dizem que a Mealhada e Negrais são localidades indicadas para comer esta iguaria, mas por certo terão de abrir uma excepção depois de visitarem o Bom Leitão.

É mais um bom restaurante, para apreciadores desta iguaria, que fica na região de Loures e que face à proximidade do meu emprego permite uns almoços extra. Para quem gosta de vinho branco existe um à pressão que acompanha bem, mas eu pessoalmente continuo a preferir um belo tinto, cuja garrafeira possui suficientes opções. A salada e as batatas caseiras cortadas às rodelas são uma delícia.

Como nota, tenho uma colega asiática que sempre que vem a Portugal não deixa de lá ir almoçar, sendo já conhecida pelos proprietários. De facto o leitão aqui é de ficar com os olhos em bico…

8 comentários:

Anagrama Orgânico disse...

Não sabia desta tua faceta, Mário. Mas que bem. ^^

Menino do Coro disse...

O Leitão é assim tão bom? E quanto custa comer essa iguaria? É caro ? É que estou a pensar ir lá... :)

Vamos a Eles disse...

Caro Menino do Coro,

O restaurante é mesmo bom e não é nada caro. Contudo se optar por entradas, vinhos e sobremesas o preço inevitavelmente sobe. Para além disso existe um vinho frisante, da casa, que poderá escolher em vez do tradicional e que lhe proporcionará um preço mais em conta.

Anónimo disse...

Como nota prévia, devo dizer que conheci o “Bom Leitão” há alguns anos atrás e, para mim, nada ficava a dever aos melhores restaurantes da Mealhada, para não falar de outros “famosos” em Moscavide, Alfragide, ou mesmo em Negrais.
Ignorando a crise, pude há alguns dias, constatar que o “Bom Leitão” mudou de instalações. Agora, recebe-nos do outro lado da rua, num estabelecimento com mais espaço, talvez o dobro do anterior.
As entradas habituais: o queijo “semi-fresco” e o paio alentejano (?), que nos aconchegam o estômago enquanto esperamos pelo prato principal.
Ei-lo que chega à mesa (o leitão, pois claro) e na primeira observação fiquei algo apreensivo: o habitual tom castanho-claro brilhante da pele do dito cujo, apresentava-se demasiado escuro e à medida que foi arrefecendo, desvaneceu-se a pele estaladiça, sinal de que teria sido assado para o almoço e reaquecido para o jantar.
Se não se pode comer assim? Claro, mas não é a mesma coisa. A “cereja no topo do bolo” chegou quando me sirvo de um pedaço que tinha sido retirado da cabeça. Não é porcaria nenhuma, mas confesso que já comi leitão em vários restaurantes e nunca tal me tinha acontecido, até porque a cabeça costuma ser vendida em separado, para os apreciadores. Além disso, acho que o preço a que o leitão é vendido, não justifica a colocação de “contra-pesos” na travessa.
Vou voltar em breve ao Barro, mas vou entrar na porta mais acima (Beijo ao Boi). Mesmo que seja mal servido, nem vou notar por ser a primeira vez :-).
Fiquem bem

Vamos a Eles disse...

Caro leitor,

Obrigado pela sua mensagem com informação actual.

Confesso que ainda não fui ao Bom Leitão depois da mudança de instalações. Curiosamente tenho ido ao Forcado ou Beijo ao Boi, comer bacalhau com as maravilhosas couves a soco da Chamusca!

Vamos a Eles disse...

Estive lá hoje e de facto a qualidade baixou.

Os leitões passaram a porcos e parece que alguem quer recuperar bem depressa o investimento feito nas novas instalações...

Anónimo disse...

Bom, então temos o Pega de Caras como (belíssima) alternativa. Posso dizer que continua a ser muito bom. Estive lá há uma semana. Estacionamento: vou de taxi.

Vamos a Eles disse...

É verdade, parece que vamos ter de mudar para o Pega de Caras.

A única vez que lá fui sinceramente gostei mas, não o considerava superior ao Bom Leitão. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Related Posts with Thumbnails