quinta-feira, 10 de março de 2011

Tasca do Joel

A Tasca do Joel situa-se em Peniche e a sua localização não é simples. Se não conhece a zona, recomendo-lhe um sistema GPS ou então fazer a estrada até ao cabo carvoeiro e virar à esquerda na última saída. Passados cerca de 2 km sair novamente para a esquerda e pedir ajuda.

Apesar das peripécias e, com trinta minutos de atraso, a reserva continuava apesar de o restaurante estar completamente cheio. Desde logo, percebi a simpatia, o engenho de bem servir e a arte de agradar ao cliente.

Comecei por percorrer a ementa e algo me deixou prontamente curioso: “Estamos numa terra de mar, de bom peixe, porque razão as especialidades são baseadas em opções de carne? A resposta não foi fácil de obter, mas depois de algumas equações e introspecções internas, eis que me surgiu a resposta: “Se estamos numa terra de mar e peixe, o que por aqui faz falta é obviamente a carne!”

Para entrada experimentámos várias coisas das quais destaco as codornizes, pura e simplesmente uma delícia, e os búzios, confeccionados numa espécie de vinhas de alho. Sobre os búzios gostaria de acrescentar que requerem uma afinação pessoal do paladar, completamente diferente do habitual. Se for em grupo, recomendo-lhe que experimente.

Para prato principal não optei por nenhuma das especialidades. Não sendo local, procurei o bom peixe da região e fui excelentemente bem servido. Para acompanhar e, contrariamente à regra mas a favor do meu gosto pessoal, escolhi o tinto da casa originário do Douro.

Se fizerem uma pesquisa sobre a Tasca do Joel, poderão observar que se intitulam como sendo um restaurante gourmet. Sinceramente não consegui perceber o que faz essa distinção mas, existe no local um espaço de venda onde poderá encontrar diversos artigos, entre os quais alguns gourmet. Os doces pastéis, especialidade da casa, vinhos, charutos, recordações e até os famosos cadernos Moleskine, de que tanto gosto.

A não perder!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails